sexta-feira, 22 de março de 2013

A MAÇÃ






A maçã que Eva dá a Adão, seduzido por uma serpente, simboliza o abandono da sexualidade infantil e o acesso à sabedoria e à sexualidade adulta. A passagem da inocência à fantasia criativa.

Em muitos mitos e contos de fadas, a maçã representa o amor e o sexo, nos seus aspectos benevolentes e perigosos. Uma maçã dada a Afrodite, deusa do amor, mostrando que ela era a preferida de entre as deusas, levou à Guerra de Tróia.

A maçã Bíblica seduziu o homem e fê-lo renunciar à inocência para conseguir conhecimento e sexualidade. Foi Eva quem foi tentada pelo macho, representado pela cobra, mas nem mesmo esta pôde fazer tudo sozinha - precisou da maçã, que na iconografia religiosa também simboliza o peito materno. No peito materno, todos tivemos uma atracção inicial para formar uma relação, e encontrar satisfação nisso.

 Em Branca de Neve, mãe e filha dividem a maçã. Esta simboliza algo que têm em comum e que vai mais a fundo do que os ciúmes mútuos - os desejos sexuais maduros de ambas. Para vencer as suspeitas de Branca de Neve, a rainha divide a maçã no meio, comendo a parte branca, enquanto Branca de Neve aceita a metade vermelha, "envenenada". “

Bruno Bettelheim, Psicanálise dos Contos de Fadas









Sem comentários:

Enviar um comentário